Feijão de corda, feijão verde ou feijão de vagem é uma leguminosa rica em proteínas, ferro, cálcio, carboidratos, fibras e vitaminas, principalmente as do complexo B, indispensáveis para o bom funcionamento do sistema neurológico.
Quando falamos em feijão na horta, logo vem a mente as grandes hortas de espaços rurais, ou as plantações de fazendas. Mas acredite, é possível ter sua própria lavourinha de feijão em casa, na sua horta urbana, e ela não ocupará tanto espaço.
O feijão de corda cresce em forma de trepadeira, então para seu cultivo serão necessários tutores (ripas, estacas, pedaços de bambu) para apoiar e conduzir as plantas.
O cuidado principal para que sua plantação de feijões de corda se desenvolva plenamente, é escolher um lugar com sol pleno. Podem ser plantadas junto a parede da casa ou do muro, onde pegue sol direto a maior parte do dia. Se a sua horta for cercada por tela, melhor ainda. A tela fará a função de espalmadeira.
Sua propagação é feita através de sementes, e a semeadura é feita no seu local definitivo.
Segue o passo a passo do cultivo:
- Observe sua horta e escolha um local onde pegue sol pleno a maior parte do dia. Este será o local definitivo dos feijões de corda*.
- Prepare o solo algumas semanas antes, afofando a terra, regando e nutrindo-a com adubos ecológicos.
- Faça covas de 2 cm de profundidade e espaçamento de 20 cm entre as plantas.
- Para cada cova, finque uma estaca que servirá de condutor para a planta, assim que germinar.
- Jogue 2 a 3 sementes sadias em cada cova e cubra com terra.
- Regue até que a água chegue as sementes, mas não deixe o solo lamacento.
- Quando os brotos surgirem e alcançarem a altura de 5 cm, induza-o a se entrelaçar na estaca que será o seu apoio durante seu desenvolvimento.
- Feijões brotam rápido, em 2 meses você já poderá fazer sua primeira colheita, que deverá ser feita com os feijões ainda verdes.
*DICA: Os melhores locais para plantar feijão de corda sem ocupar muito espaço é aproveitar a tela de proteção da horta ou a encosta do muro ou da parede da casa.
CURIOSIDADE: Este tipo de planta age de maneira simbiótica com algumas bactérias e produzem compostos de amônia, promovendo a fixação de nitrogênio ao solo, enriquecendo-o com este processo químico natural.
Muito boa a matéria!
ResponderExcluirNao encontrei periodo plantio no rio grande do sul. francisco.mattos1@hotmail.com
ResponderExcluirWats 51983160019.
Mt bom ms gostaria de saber a quantidade de colheita por cada pé de feijão de corda🤔😊
ResponderExcluirGOSTEI DA REPORTAGEM DO FEIJÃO DE CORDA...VOU PLANTAR.
ResponderExcluir