segunda-feira, 11 de abril de 2016

Lavanda na Horta

Lavanda ou Alfazema é uma planta aromática em forma de arbusto, bastante parecida com o Alecrim. É muito cultivada na Europa, principalmente na França, onde abastece o mercado de perfumes. Aceita bem o clima seco e quente, então se adaptou bem ao Brasil. O auge de sua opulência é quando produzem os grandes cachos de flores roxas, que é onde estão concentrados o aroma e sabor da planta e de onde é extraído o óleo de lavanda. 

A lavanda pode ser usada como tempero, principalmente em pratos exóticos, como o cordeiro, e também como aromatizante de ambientes. Plantada em jardins ou hortas, agrega beleza e deixa um cheirinho delicioso no ar.

Pode ser plantada através de sementes, mudas ou estaquias, da mesma forma que o alecrim. Não desamine se seu pé de lavanda demorar para florir. O processo é demorado mesmo, geralmente a lavanda flore apenas no segundo ou terceiro ano de vida, então tenha paciência e não irá se arrepender. Esta é uma planta perene, que não exige grandes cuidados, então escolha um bom lugar para ela e deixe-a desenvolver-se com calma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário