terça-feira, 5 de abril de 2016

Arruda na Horta

A arruda é muito conhecida no Brasil e em outros lugares no mundo por seu poder curativo. Pode ser utilizada no tratamento de machucados e hematomas, mas seu uso (assim como todo medicamento terapêutico) deve ser cuidadoso, não devendo ser ministrado em mulheres grávidas, pois possui propriedades abortivas. A seiva de suas folhas podem causar coceiras e alergias, por isso use luvas ao manusear ou cortar a planta, especialmente em dias quentes.

A arruda também é muito utilizada em rituais religiosos, pois é tida como uma erva capaz de agir contra feitiçarias, segundo a cultura popular, ela espanta "mau olhado". Segundo a medicina popular, o pó de suas folhas secas combatem piolhos.

A planta é perene e não precisa de muitos cuidados para sobreviver. Pode ser plantada no chão ou em vasos, precisa de bastante luminosidade solar e poucas regas.

Na horta repele formigas mas atrai pulgões, por isso não é recomendável plantá-la junto a canteiros de alfaces, couves, tomates ou outras plantas sensíveis a ataques desta praga.

Como plantar? Através de sementes, ou estaquias. 
Escolha uma planta bem desenvolvida e corte alguns ramos. Enterre-os parcialmente para enraizar e formar novas touceiras de arruda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário