quarta-feira, 23 de março de 2016

Água de Aquário, Fonte de Nitrogênio Para Plantas

O nitrogênio é o elemento químico que ajuda na produção de clorofila das plantas, que é essencial para a fotossíntese. É encontrado na maioria dos fertilizantes foliares e outros tipos de adubos comprados no mercado, mas você pode consegui-lo de uma forma mais interessante: usando a água do aquário.

As fezes dos peixes, restos de plantas em decomposição e alimentos não digeridos se transformam em um poderoso fertilizante a base de nitrogênio e fósforo, que, ao ser usado sobre os hortaliças, favorecem não só a produção de clorofila, mas também o crescimento das plantas e o fortalecimento das raízes.

A água do aquário age como uma versão diluída de fertilizante, então pode jogar diretamente no solo e nas plantas da horta. Ela é um pouco fedida, devido a ação fermentativa dos elementos químicos, mas o odor passa em poucos minutos.

O ideal é trocar a água de aquários pequenos 1 vez na semana, ou quando perceber que ela está mau cheirosa ou turva. É claro que a dica só é valida para aquários de água doce. Água salgada no solo, jamais.

2 comentários: