quarta-feira, 9 de março de 2016

Cultivo de Feijão de Corda

Feijão de corda, feijão verde ou feijão de vagem é uma leguminosa rica em proteínas, ferro, cálcio, carboidratos, fibras e vitaminas, principalmente as do complexo B, indispensáveis para o bom funcionamento do sistema neurológico.

Quando falamos em feijão na horta, logo vem a mente as grandes hortas de espaços rurais, ou as plantações de fazendas. Mas acredite, é possível ter sua própria lavourinha de feijão em casa, na sua horta urbana, e ela não ocupará tanto espaço.

O feijão de corda cresce em forma de trepadeira, então para seu cultivo serão necessários tutores (ripas, estacas, pedaços de bambu) para apoiar e conduzir as plantas. 

O cuidado principal para que sua plantação de feijões de corda se desenvolva plenamente, é escolher um lugar com sol pleno. Podem ser plantadas junto a parede da casa ou do muro, onde pegue sol direto a maior parte do dia. Se a sua horta for cercada por tela, melhor ainda. A tela fará a função de espalmadeira. 

Sua propagação é feita através de sementes, e a semeadura é feita no seu local definitivo. 

Segue o passo a passo do cultivo:
  • Observe sua horta e escolha um local onde pegue sol pleno a maior parte do dia. Este será o local definitivo dos feijões de corda*. 
  • Prepare o solo algumas semanas antes, afofando a terra, regando e nutrindo-a com adubos ecológicos
  • Faça covas de 2 cm de profundidade e espaçamento de 20 cm entre as plantas.
  • Para cada cova, finque uma estaca que servirá de condutor para a planta, assim que germinar.
  • Jogue 2 a 3 sementes sadias em cada cova e cubra com terra.
  • Regue até que a água chegue as sementes, mas não deixe o solo lamacento. 
  • Quando os brotos surgirem e alcançarem a altura de 5 cm, induza-o a se entrelaçar na estaca que será o seu apoio durante seu desenvolvimento.
  • Feijões brotam rápido, em 2 meses você já poderá fazer sua primeira colheita, que deverá ser feita com os feijões ainda verdes.

*DICA: Os melhores locais para plantar feijão de corda sem ocupar muito espaço é aproveitar a tela de proteção da horta ou a encosta do muro ou da parede da casa.

CURIOSIDADE: Este tipo de planta age de maneira simbiótica com algumas bactérias e produzem compostos de amônia, promovendo a fixação de nitrogênio ao solo, enriquecendo-o com este processo químico natural.

4 comentários:

  1. Nao encontrei periodo plantio no rio grande do sul. francisco.mattos1@hotmail.com
    Wats 51983160019.

    ResponderExcluir
  2. Mt bom ms gostaria de saber a quantidade de colheita por cada pé de feijão de corda🤔😊

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI DA REPORTAGEM DO FEIJÃO DE CORDA...VOU PLANTAR.

    ResponderExcluir