terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Cultivo de Tomate 1ª Parte: Preparando mudas saudáveis


O tomate é um fruto muito utilizado na culinária brasileira, seja em molhos ou saladas, ele está presente em pratos simples ou requintados.
É possível produzir tomates em sua horta urbana, mas é preciso seguir algumas dicas, para que o tomateiro cresça saudável e produza muitos frutos. Os cuidados vão desde o plantio até o surgimento das flores e controle das pragas.

Separação da polpa para fermentação da semente

Hoje explicarei o primeiro passo começar um canteiro de tomatinhos saudáveis.

1º Passo: Escolha a qualidade do tomate que deseja ter em sua horta. Pode ser tomate cereja, caqui, italiano... o que preferir. O importante é encontrar um fruto bem maduro e saudável, sem furinhos ou manchas, e com a pele firme e brilhante.

2º Passo: Corte o tomate ao meio, e usando uma colher de sobremesa, raspe toda a polpa com as sementes.

3º Passo: Coloque a polpa com as sementes em um copo ou vidro de conserva e cubra com 2 ou três dedos de água, dependendo da quantidade de polpa que você irá utilizar.

4º Passo: Tape o copo/vidro com uma gaze e reserve em um local ensolarado para fermentar por 2 ou 3 dias. O parapeito da janela é o local ideal.

5º Passo: Quando a polpa fermentar, abra o vidro e coloque o conteúdo em uma peneirinha de chá. 
Selagem de sementes para armazenamento e germinação

6º Passo: Prepare uma solução com um copo de água e 2 colheres de vinagre. Lave bem as sementes nesta solução, até que desprenda totalmente da polpa.

7º Passo: Coe as sementes, novamente, com a peneirinha.

8º Passo: Coloque as sementes para secar em um local com luminosidade. Deixe-as bem separadas para não grudarem.

9º Passo: Quando as sementes estiverem totalmente secas, separe copos descartáveis, fure-os embaixo e dos lados, e coloque substrato ou terra adubada até a metade. Semeie duas sementes em cada copo. Salpique algumas gotinhas de água, e a sementinha vai afundar sem a necessidade de colocar mais terra por cima.

10º Passo: Coloque os copos preparados em um local que pegue sol pela manhã e sombra a tarde. De preferência um lugar que fique no alcance de sua visão. Regue pela manhã e no finalzinho da tarde. Após 5 dias você poderá presenciar  o nascimento das primeiras mudinhas. Escolha as mais saudáveis para transplantar no seu canteiro ou vaso.

Em outro post explicarei como fazer a mudança da muda para seu local de desenvolvimento definitivo.

O processo de fermentação elimina as sementes frágeis, indicando as saudáveis. Ao lavar as sementes saudáveis na solução de água e vinagre, você as protegerá da ação de fungos e bactérias quando estiverem enterradas, aumentando as chances de nascer uma muda forte.

No 9º Passo explico que é preferível salpicar água na semente ao invés de jogar terra por cima para evitar que ela afunde muito e atrapalhe a germinação.

A foto ao lado mostra meus tomateiros produzindo. A técnica utilizada foi a mesma que ensinei neste post. Vejam que os frutos são saudáveis e graúdos. Não apresentam doenças e não sofreram ação de fungos e bactérias. Tomates orgânicos são menores do que os tomates que recebem agrotóxicos ou adubos químicos, mas é mais saudável e mais saboroso, além de politicamente correto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário