segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Lesmas na Horta



Uma outra praga, muito comum em épocas de chuva, é a lesma de jardim.
A lesma, assim como o caracol e o caramujo, é um tipo de molusco que procura sombra e umidade para sobreviver. A diferença entre os três é que a lesma não possui concha, ou tem a concha muito pequena. Ao se mover, as lesmas deixam um rastro de gosma, e esta é uma das formas de identificar sua presença nas hortas urbanas.
As lesmas e os caracóis botam seus ovos embaixo de escombros, pedaços de madeira, pedras ou vasos. Desta forma, a melhor maneira de prevenir sua horta de um ataque, é mantendo-a sempre limpa, livre de entulhos e seca. A única parte da horta que deve ficar úmida (nunca encharcada) é a terra onde estão as verduras ou legumes plantados.
Em hortas já infestadas, deve-se agir da seguinte forma: 
Remova todos os caracóis e lesmas com a mão (use luva grossa). Coloque-as em um balde, salpique um pouco de álcool e ate fogo (cruel, mas necessário). Pulverize as plantas com uma mistura de água e sabão. Isto servirá de repelente contra as criaturinhas. Mas certifique-se de aplicar a solução durante a noite, pois o sabão pode queimar as plantas, quando em contato com o sol.
Aproveitando que o seu trabalho será noturno, pegue uma lanterna e passe a luz sobre toda a horta, paredes, vasos, cochos, plantas... E verá finos rastros luminosos. Prepare uma mistura de água e sal grosso e pulverize os locais com rastros, menos as plantas, pois o excesso de sal é prejudicial às plantinhas. Esta mistura garantirá que as lesmas e caracóis fiquem distantes, pois o sal é altamente mortífero para seus corpos finos e aquosos. 
O mercado oferece iscas para lesmas e caracóis. Mas desaconselho seu uso, pois são um perigoso veneno. Evite principalmente se tiver crianças ou animais em casa.
Você também pode fazer uma barreira com cascas de ovos nos canteiros, a casca fere a pele das lesmas, repelindo-as. Mas a casca deve ser muito bem lavada, preferencialmente fervida, com água e vinagre, para não atrair moscas.
A cal virgem e a cinza de madeira também são bons repelentes, mas a sujeira que deixa é desagradável.
Há muitas dicas de armadilhas para lesmas, como colocar um prato de cerveja no chão perto dos canteiros, mas particularmente acho nojento ver as lesminhas boiando na cerveja e ter que eliminar e repor a isca todos os dias. Prefiro acabar com elas de vez.

Receita de solução para aplicar nas plantas:
1 litro de água quente
10 gramas de sabão comum ralado
Misture bem, deixe esfriar e aplique nas plantas à noite. Regar bem as plantas antes de sair o sol.

Receita de solução para aplicar nas paredes, vasos e cochos:
1 litro de água
meio copo americano de sal grosso
Misture bem, deixe o sal derreter e aplique nos locais onde tiver rastros de lesmas. Nunca aplicar esta solução nas plantas.

Caso tenham dúvidas, ou outras soluções, sintam-se a vontade para compartilhar.

Fonte da foto:http:// www.aod.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário