Uma das formas mais fáceis de se produzir uma muda é através de seu enraizamento na água. O processo é realmente muito simples, basta escolher uma planta sadia para servir de base. Esta técnica também é conhecida como estaquia, e pode ser feita na água, terra, com galhos ou folhas.
Enraizamento na água - manjericão e hortelã |
Processo passo a passo:
Passo 1: Escolha uma planta adulta e saudável. Na foto acima escolhi manjericão roxo, manjericão de folha larga e hortelã, mas o processo funciona com a maioria das hortaliças que possuem caule macio. Para os caules mais fibrosos, como alecrim, a técnica de estaquia ou enraizamento na terra funciona melhor.
Passo 2: Regue a planta pela manhã, bem cedo, ou no finalzinho da tarde, e espere cerca de 1 hora para que o caule tenha uma boa reserva de água. Corte galhos de 10 a 15 cm para mudas de manjericão, e de 5 a 8 cm para hortelã.
Passo 3: Separe vidros de conserva grandes, lave-os bem e encha-os com água limpa.
Passo 4: Coloque os galhos no vidro, e veja até onde a água encosta. Retire o galho da água e desfolhe toda a parte do caule que estiver molhado.
Passo 5: Após desfolhar os caules na altura correta, coloque-os no vidro com água e acomode-os em local fresco.
Geralmente o enraizamento em água demora entre 7 a 15 dias. No manjericão ocorre mais rápido que na hortelã, pois seu caule é mais macio. Quando verificar que o caule apresenta raízes longas e fortes, pode levar para horta para o plantio.
A importância do desfolhamento do caule deve-se ao fato que, em contato com a água as folhas apodrecem e você perderá uma muda em potencial.
Deve-se trocar a água dos potes dia sim dia não, evitando a proliferação de mosquitos e outros bichinhos e impedindo que a água fique turva e nodosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário