sábado, 20 de fevereiro de 2016

Citronela - Receita de Repelente

A Citronela ficou conhecida por sua ação repelente a mosquitos. É uma planta praticamente idêntica ao Capim Cidreira, a diferença é uma leve alteração da cor e o cheiro que lembra eucalipto. Cresce facilmente em qualquer tipo de solo, mas prefere os mais úmidos e férteis. O óleo da Citronela é muito utilizado na fabricação de velas aromáticas e loções repelentes.

Pode ser usada como chá no tratamento de distúrbios digestivos*. O modo de preparo é o mesmo do Capim Cidreira. A forma de reprodução também é a mesma. Veja no post: Plantando Capim Cidreira

Receita de Repelente de Citronela


Com uma luva, corte 3 a 4 folhas de Citronela. Pique-as em pequenos pedaços, usando tesoura ou faca. Coloque em um pilãozinho de alho e amasse as folhas, de modo que liberem o cheiro. Espalhe em ambiente que deseja que aja como repelente. É preciso repetir este processo todos os dias, para manter os mosquitos afastados.

Citronela plantada em vasos e distribuída pela casa também funciona, mas é preciso deixar em locais onde haja corrente de ar. Além de afugentar os indesejáveis mosquitos, a casa fica com um cheirinho agradável de limpeza.

Mudas pronta entrega pelo  whats (66) 9911-1200

*Todo medicamento fitoterápico (chá, infusão, cataplasma...) só deve ser utilizado através de orientação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário