sábado, 6 de fevereiro de 2016

Minhocas na Horta


Se você cavocou o solo de sua horta e encontrou minhocas, fique feliz. Minhocas são vermes compridos, sem olhos nem ouvidos, que tem o corpo formado por pequenos anéis. Minhocas não sobrevivem em solos muito secos nem muito encharcados. Logo, o solo que tem concentração de minhocas é solo bom para horticultura. 

As minhocas avermelhadas que aparecem na terra da horta se alimentam de resíduos orgânicos e folhas mortas e devolvem tudo o que comem ao solo sob a forma de pequenos grãos de húmus (esterco de minhoca). 

O húmus é um composto orgânico natural muito rico em nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas. É um poderoso estimulante para o crescimento e resistência de mudas, plantas, flores e frutos.

Outra ação benéfica das minhocas para horticultura é que elas perfuram o solo permitindo maior oxigenação das raízes. 

Através da reciclagem de seu lixo orgânico (cascas de ovos, restos de legumes, borras de café, restos de folhas secas...) você alimenta as minhocas, enriquece o solo, economiza com adubos e substratos e ainda contribui para um planeta mais sustentável.

Algumas vantagens em adicionar húmus em canteiros e vasos:
  • Prolonga a floração, formando frutos e sementes mais saudáveis
  • Diminui o tempo de germinação da planta e acelera seu desenvolvimento para transplante
  • Fortalece as hortaliças contra o ataque de fungos 
  • Húmus é 100% natural
  • Em solos com húmus as plantas são mais verdes e viçosa
Também há húmus para vender em supermercados, agropecuárias e floriculturas, caso a necessidade de nutrientes em seu solo seja urgente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário