Criatividade é o fator chave que mantem empresas e produtos no mercado. Para que sua horta se conserve viçosa em meio a intempéries como clima muito seco, ou clima muito úmido, ataques de pragas, vasos que quebram, etc... é preciso usar a criatividade para driblar os infortúnios investindo pouco ou (de preferência) nada.
Uma horta não precisa ser uma despesa a mais em seu orçamento mensal. Com criatividade, você pode torná-la totalmente sustentável.
Uma horta não precisa ser uma despesa a mais em seu orçamento mensal. Com criatividade, você pode torná-la totalmente sustentável.
Segue algumas dicas:
Suporte para assar frango |
- Não deixe os vasos encostados na terra. O peso do vaso sobre o solo impede que a água escoe corretamente, deixando a terra encharcada, ocasionando a perda de raízes. Ao invés de utilizar pratinhos, que acumulam água e atraem mosquitos, use suportes de assar frango como base para seus vasos.
- Aproveite bacias e baldes rachados como vasos e sementeiras.
- Faça cochos e cachepôs utilizando madeira de demolição.
- Intercale plantas repelentes de pragas como manjericão, alecrim, arruda e hortelã entre as plantas que são mais frágeis a ataques.
- Guarde os frascos com gatilhos borrifadores, como limpa vidros e "passe fácil" e utilize-os para pulverizar repelentes e adubos biológicos.
- O sabão, em porcentagens pequenas, é um aliado no controle de pulgões e lagartas. Aproveite a água de enxague de roupas para regar a horta.
- Use formas de gelo para germinar as sementes e ter mudas no espaçamento correto.
- Garrafas pet são ótimas para se criar hortas verticais.
- Visite obras finalizadas e aproveite materiais de descarte como tijolos e pedra brita para drenagem de vasos.
Estas são apenas algumas dicas, mas há muito mais formas de se economizar na manutenção da horta com materiais que você tem em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário