segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O Uso de Sombrite Para Proteção da Horta


Foto: aboaterra.com.br
O aumento do aquecimento global tem provocado grandes mudanças no clima mundial. As quatro estações anuais já não são mais tão definidas como antes. Desta forma, é importante utilizar práticas que minimizem o impacto da ação climática nas hortaliças.

A cobertura é a técnica mais eficaz para proteção de uma cultura. Ela pode ser de plástico, sombrite, TNT ou cobertura morta.

O sombrite é o mais eficaz para nossa região, com sol castigador. A tela deixa passar de 50 a 70% da luz diminuindo desta forma a radiação solar nas horas mais quentes do dia. Na época das chuvas ela serve como minimizadora de impactos, evitando a erosão e a perda de mudas por excesso de água. Desta forma, é um bom investimento, que pode ser aproveitado o ano todo.
Foto: oikos.org.br

Em dias sequencialmente nublados, é bom tirar o sombrite, para que a planta receba os raios solares menos potencializados. Eles podem ser comprados em lojas especializadas. Há cores variadas de sombrite no mercado, e o objetivo das cores é é alterar o espectro da luz solar. Na horta, use a tela ou malha de sombrite preta, que é a que retém 50% da radiação solar.

O sombrite pode ser usado em grandes e pequenas hortas, sobre canteiros ou vasos. 


2 comentários: