segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Cultivando Limão

O limão é um fruto usado na culinária e na medicina popular. Segundo a filosofia ayurvédica, o uso diário de suco de limão morno, em jejum, colabora para eliminação do ácido úrico (apesar de ser considerado uma fruta ácida) e melhora a digestão.  Esta técnica é conhecida por Terapia do Limão, e promete desintoxicar o organismo.

Limões ajudam na liberação de toxinas porque são diuréticos, aumentando a taxa de urina no corpo. O fruto também é rico em vitamina C, ácido ascórbico e ferro, fortalece o sistema imunológico e auxilia no tratamento de gripes e resfriados. Além destes benefícios, sabe-se que o limão equilibra os níveis de PH, limpa a pele, energiza, melhora o humor, refresca o hálito e ajuda a perder peso.*

Com tantos benefícios, vale a pena ter limões em casa. Um limoeiro então, melhor ainda, pois agrega beleza e frescor ao ambiente e além dos benefícios dos frutos, suas folhas podem ser usadas para chás.

Como cultivar limão 

  • Corte um limão saudável e maduro ao meio.
  • Separe as sementes.
  • Deixe as sementes de molho em água, até que comecem a germinar (troque a água todos os dias).
  • Quando começar o processo de germinação, coloque as sementes em uma vasilha plástica bem drenada e com substrato. Cubra as sementes com 1cm do substrato.
  • Em poucos dias aparecerão as primeiras mudinhas. Espere até que formem 3 a 4 folhas e pode transplantá-las para local definitivo, onde tenha bastante incidência de sol
O limão também pode ser reproduzido através de estacas, como explicarei em outro post.


Receita de Terapia do Limão* 

(Para diminuir o ácido úrico elevado e desintoxicar o organismo)

Consiste em tomar o suco puro de 1 limão no primeiro dia, o suco de 2 limões no segundo dia e assim sucessivamente até o 10º dia. No 11º começa a tomar de forma decrescente, até chegar ao suco de 1 limão no 19º dia. É só seguir a tabela.

CrescenteDecrescente
1º dia: 1 limão11º dia: 9 limões
2º dia: 2 limões12º dia: 8 limões
3º dia: 3 limões13º dia: 7 limões
4º dia: 4 limões14º dia: 6 limões
5º dia: 5 limões15º dia: 5 limões
6º dia: 6 limões16º dia: 4 limões
7º dia: 7 limões17º dia: 3 limões
8º dia: 8 limões18º dia: 2 limões
9º dia: 9 limões19º dia: 1 limão
10º dia: 10 limões

*Todo medicamento fitoterápico (chá, infusão, cataplasma...) só deve ser utilizado através de orientação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário