quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

O Caminho da Horta

A escolha do caminho de sua horta urbana também deve constar no seu planejamento. O vai e vem na rotina da horta são inevitáveis e constantes. Duas ou três vezes ao dia você provavelmente irá andar entre os canteiros e vasos para realizar as regas e verificar se está tudo ok com as plantinhas.

Para minha horta decidi optar por grama, porque achava bonito. Mas quando projetei a horta eu não entendia nada sobre o assunto, e bastou chegar a época de chuvas para eu me arrepender da escolha. Devido as regas constantes, a grama se desenvolve, muitas vezes, melhor do que as hortaliças, e é necessário fazer o corte mensalmente, o que gera uma despesa extra.

Na época das chuvas, ao invés de molhado o chão fica encharcado, ocasionando que a grama cresça muito mais rápido ainda, criando falhas e apodrecendo.

Grama alta é um habitat perfeito para visitantes indesejáveis como grilos, aranhas, lesmas e caracóis etc. Então, para não arrancar a grama toda, investi em pisantes de pedra, que adicionaram um charme a mais ao espaço e são muito funcionais.


Sugestões Para o Piso da Horta

O mercado oferece hoje muitas opções de piso para sua horta urbana. Mas usando a imaginação é possível criar caminhos com materiais que tem em casa ou que encontrará facilmente em entulhos ou restos de materiais de construção.

Você pode fazer caminhos com pedriscos, que são ótimos porque dificultam o crescimento de ervas daninhas.

Pode investir em pisantes de madeira, pedra, borracha... O que mais se adequar ao estilo da sua horta. Apenas verifique antes de comprar se os pisantes são antiderrapantes, principalmente os de pedra lisa.

Um chão de deque, ou de madeira de demolição também fica muito bonito, mas pode se tornar abrigo de aranhas e outros bichinhos (sempre pondere os prós e contras).

Caminho de terra batida também é uma opção. Mas costumam ser escorregadios, o que o torna desaconselhável para uma área que frequentemente estará molhada.

Enfim, há uma infinidade de possibilidades. Pesquise em outros sites e não desista de planejar um bonito caminho para sua horta.
*Fotos pesquisadas no Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário