quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Poda na Horta. Como Fazer?

Poda do manjericão
Toda planta precisa de poda ou limpeza para se desenvolver plenamente. As podas são necessárias para fortalecer a planta e deixá-la com uma aparência mais atraente. Plantas podadas vivem mais. Mas, como saber o momento de realizar a poda? Pode parecer loucura, mas quando as plantas começam a florir, é hora de realizar sua poda. A floração consome muita energia, e leva a planta a morte. Podar neste momento retardará o processo.

A planta podada em sua floração estará no auge de seu aroma e sabor. Toda a poda pode ser destinada ao consumo, então a poda também pode ser chamada de colheita.

Algumas ervas, temperos e hortaliças precisam de mais podas que outras. Salsinha, cebolinha e coentro devem ser podadas ou colhidas sempre que as pontas de suas folhas estiverem amareladas ou com aspecto de queimadas. Estas ervas devem ser cortadas com a mão, pois a poda com tesoura retarda seu desenvolvimento. 

Podas de Plantas de Caule Rígido

Plantas de caule rígido, como o alecrim, devem ser podadas da seguinte forma: Corte com alicate ou tesoura afiada os galhos mais altos e mais pontudos do alecrim. Estes galhos podados podem ser usados como estacas para novas mudas, ou para o consumo imediato, ou ainda para secagem e armazenamento.

Para podas de manutenção corte de 3 a 5 cm das pontas. Como o alecrim é um arbusto, você pode dar a ele o formato que quiser através da poda. Se quiser que mantenha a forma de arbusto, corte 1/3 se seus galhos mais altos, isto irá incentivar o crescimento da planta para os lados. Se quiser que tenham o formato de árvore (pinheirinho) pode os galhos inferiores, mais próximos ao caule mãe, deixando os galhos mais altos crescerem livres.

Poda do tomateiro

Podas de Plantas de Caule Semi Rígido

O manjericão é um exemplo de planta de caule semi rígido. A poda do manjericão pode ser feita assim que começar a floração, ou quando ele estiver precisando do uso de estacas para apoiar seu peso. Pode sempre os galhos com flores, ou os galhos com bifurcações, cortando as pontas, bem próximas ao nó da planta.  

Tomateiros também possuem caules semi rígidos. Deve-se retirar os brotos que nascem nas bifurcações dos galhos, para que a planta receba mais nutrientes.

Poda radical de capim cidreira
Poda Radical

A poda radical é feita quando a planta está muito debilitada, quando foram atacadas por pragas ou quando se quer que a planta fique mais cheia. Neste tipo de poda cortasse todas as folhas da planta, bem próximas a sua base. A planta irá rebrotar com mais vitalidade.


Poda de Hortaliças

Hortaliças como alface, rúcula, repolho entre outras dificilmente rebrotam no canteiro. Neste caso é necessário apenas uma limpeza de suas folhas quando estiverem com aspecto amarelado. Folhas atacadas por insetos também devem ser eliminadas.

Dica: Antes de realizar as podas, regue as plantas. Verifique se o alicate ou tesoura estão bem afiados e limpos. Nunca utilize ferramentas sujas ou enferrujadas. Faça cortes precisos, evitando "mastigar" o caule das plantas. Procure podar suas plantas sempre a noite, para que se recuperem com o sereno noturno. Após as podas, torne a regar as plantas.
Dica: Faça os cortes sempre a noite, para que a planta possa se recuperar com o sereno noturno e estar bem revigorada no dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário