sábado, 6 de fevereiro de 2016

Repelente Natural Contra Formigas

Um ataque de formigas cortadeiras pode ser um desastre em uma horta. Em áreas cultivadas, como hortas, as formigas tem muita comida disponível e pouquíssimos inimigos naturais (sapos, rãs, galinhas...) então elas se proliferam rapidamente.
Formigas são repelidas por algumas ervas como coentro e cebolinha. É útil intercalar vasos com estes temperos entre outros vasos com plantas que são sucessíveis a ataques de formigas. Se elas atacam a couve, por exemplo, deixe vasos de cebolinha ou coentro próximos as couves. Elas também fogem de cravo da índia, manjerona, hortelã e alho. Sementes de gergelim espalhadas nos canteiros também funcionam, mas atraem passarinhos.
A calda de pimenta afugenta formigas. Amasse um punhado de pimentas vermelhas. Molhe um algodão no sumo destas pimentas e passe ao redor dos canteiros, vasos, árvores ou paredes que tenham proliferação de formigas. 
Frutas cítricas afugentam formigas. Coloque cascas de limão, laranja, mexerica nos canteiros que estão sofrendo ataques.
Pulverize vinagre branco destilado na parte externa das vasilhas com plantas e nos caminhos de formigas. As formigas se comunicam pelo cheiro. Elas são guiadas nas trilhas pelo cheiro que outras formigas deixaram. O vinagre muda a rota das cortadeiras.
Algumas vezes você pode tentar uma fórmula natural para acabar com os invasores e ela não funciona. Por isso é bom ter várias opções e ir testando até encontrar a que dará certo na sua horta. O importante é sempre optar por técnicas sustentáveis ao invés de produtos tóxicos.

5 comentários:

  1. Sempre uso produtos naturais como alho, casca de mexerica, cravo. Tem diminuido bastante o ataque das formigas.

    ResponderExcluir
  2. Sempre usei nas plantas como adubo,
    Não sabia que acabavam com as formigas!!!!😃😄

    ResponderExcluir
  3. Manjerona elas adoram.

    ResponderExcluir
  4. Que mentira que eu li. Frutas cítricas afugentam formigas. Mentira.

    ResponderExcluir
  5. Formigas dentro de casa.

    ResponderExcluir