sábado, 27 de fevereiro de 2016

Reutilizando Aquário Quebrado

Peças de vidro quando racham ou quebram tem por destino o lixo. Os aquários mais finos, são frágeis e se danificam com qualquer descuido. Mas eles podem ser reaproveitados e se tornam lindos vasos para ervas e temperos. 

Como a única forma de escoamento da água é o rachado do aquário ou jarra de vidro, é preciso escolher um substrato mais grosso, para beneficiar a drenagem. Uma boa opção é fazer uma mistura com substrato, um pouco de areia grossa e húmus de minhoca. 

Escolha ervas e temperos que se adaptem bem a ambientes internos. Escolhi a cidreira porque é uma planta forte, que tolera pouca iluminação e é imponente.

A verdade, é que na natureza tudo se transforma, as plantas sempre dão um jeito de se adaptar a um novo solo, uma nova iluminação, um novo ambiente. A cidreira, por exemplo, apesar de gostar mais de áreas externas, com boa exposição ao sol e de ser plantada diretamente no chão, se acomodou muito bem quando a plantei em vasos e a deixei em locais mais sombrosos.  

O maior problema de uma planta, é a pessoa que a cultiva. Quando plantada em ambiente interno, ela não conta com os cuidados da mãe natureza e é totalmente dependente de você. Basta esquecer de regá-las algumas vezes para perdê-las completamente.

As plantas do aquário devem ser regadas com pouca água. A vantagem é que a transparência do vidro permite que se veja quando a água chega as raízes. Não deixe chegar até o fundo para não acumular. Para aquários médios, como o da foto, 1 copo americano de água pela manhã é suficiente.

Vamos ao passo a passo:

  • Com cuidado, coloque algumas pedrinhas no fundo do aquário.
  • Preencha o com substrato até a metade.
  • Acomode as ervas no recipiente, complete com substrato até que todas as raízes estejam cobertas.
  • Regue com pouca água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário