sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Manutenção de Cebolinhas

Cebolinha é um tempero que não pode faltar em uma horta. Ela se adapta bem em vasos, bacias, canteiros.

Sua exigência é solo fértil, sol e regas diárias. Raramente alguma praga ataca as touceiras de cebolinhas e o aparecimento de fungos e bactérias também é incomum. 

O que estraga a estética da planta mais frequentemente é o surgimento de ervas daninhas e o desgaste da ponta de suas folhas. que ficam com um aspecto de queimado. Quando este problema ocorre é o momento de fazer a manutenção do seu canteiro.
Cebolinhas com pontas secas

Material:

Luvas
Pazinha de horta
Adubo Orgânico
Fertilizante biológico
Alicate de poda

Quando as cebolinhas ficam com as pontas amareladas, é sinal que o solo está enfraquecido, ou que a planta está sofrendo ataque de fungos. A primeira medida para reverter este quadro é reforçar os nutrientes do solo.

Afofe a terra de todo o canteiro, usando uma pazinha, nutra o solo com adubo orgânico de compostagem ou fertilizantes biológicos. A borra de café aumenta os níveis de nitrogênio do solo, mas não pode exagerar. 1 Colher diluída em água de 15 em 15 dias é suficiente.
Pós Manutenção

Retire com a mão todas as ervas daninhas pela raiz.

Limpe as touceiras de cebolinhas, tirando as peles mortas e cortando as pontas secas. Use os resíduos secos como cobertura para o solo.

Esta simples manutenção deve promover maior vitalidade ao canteiro. Em touceiras mais velhas seria necessário uma poda radical, mas não é o caso quando poucas folhas apresentam pontas secas.

Clique aqui para saber como reproduzir cebolinhas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário