Touceira de cebolinhas cultivada a partir de transplante de bulbos |
Seu cultivo é muito simples, e os cuidados também. É uma planta bastante resistente, que se desenvolve bem em todas as regiões do país. Pode ser plantada em vasos, floreiras ou canteiros.
Há duas formas de se cultivar cebolinhas. Através de bulbos ou sementes. Vou explicar a forma mais rápida para consumo, que é através da separação dos bulbos (a parte branca da cebolinha).
- Arranque uma touceira de cebolinha adulta puxando-a pelo meio da planta, com cuidado para não ferir suas raízes.
- Perceba que para cada 2 ou três folhas de cebolinha há uma pequena cabecinha branca com minúsculas raízes. Esta parte é conhecida como bulbo.
- Separe gentilmente os bulbos e escolha os mais fortes.
- Com uma tesoura ou faca afiada, elimine a parte verde das cebolinhas.
- Prepare o canteiro ou vasilhame para transplante. O solo deve ser fértil e o local com boa drenagem.
- Faça um furo com o dedo no solo. Coloque o bulbo no buraco e cubra com terra toda a "cabecinha", deixando exposto somente o caule branco. Deixe um espaço de 5 dedos para cada muda.
Os principais cuidados é com a limpeza de plantas invasivas, que podem "roubar" os nutrientes destinados ao tempero e com as regas diárias. A maior parte da cebolinha é composta de água, então irrigação é essencial.
Algumas pessoas tem o costume de colher a planta inteira, para aproveitar o chamado pseudocaule, a parte branca da cebolinha que é muito saborosa. Mas em nossa região o costume é cortar apenas a parte verde, permitindo a regeneração da planta em uma nova folha.
Se você não tem touceiras de cebolinhas em casa e deseja começar um cultivo, siga este passo a passo utilizando cebolinhas que compra na feira ou mercado.
Passo 1: Escolha um punhado de cebolinhas com bulbo. Prefira aquelas em que os bulbos tenham mais raízes.
Passo 2: Corte a parte verde da cebolinha e use-a em uma receita ou pique e congele.
Passo 3: Pegue um pote ou copo de vidro e preencha-o com 2,5 cm de água.
Passo 4: Coloque os bulbos de cebolinha no vasilhame, de forma que suas raízes fiquem totalmente envolvidas pela água.
Passo 5: Coloque o pote em local que receba luz solar e troque a água todos os dias.
Dentro de 7 dias as pequenas raízes estarão fortalecidas, e você pode transplantar para a terra. Em 2 semanas já estará pronta para o consumo.
Você pode experimentar plantar os bulbos diretamente na terra, sem passar por este processo. Mas a técnica garante maior vida útil da planta, pois a fortalece para receber os nutrientes da terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário