quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Manjericão: Uma Planta Multifuncional - Cultivo

Tenho muitas plantas em minha horta, mas a preferida é o manjericão. Quando planejei a hortinha, há dois anos atrás, eu não entendia nada de hortaliças, ervas, temperos... Então pedi sugestão de temperos que durassem mais a Clair, dona da floricultura Ben Flor, que me ajudou no projeto. Ela sugeriu alecrim, salsinha, cebolinha, guaco e manjericão. Plantei três pequenas mudas de manjericão roxo em um cocho de madeira. Seis meses depois, tinha uma touceira enorme, toda rodeada de estacas para sustentar seu peso. Daquela touceira tiro mudas até hoje. Não perco um galho.

Há pouco menos de um mês retirei o pé de manjericão do cocho e doei a planta para minha mãe replantar em seu quintal, que tem mais espaço. Mas fiquei com várias descendentes suas.
Muda de manjericão roxo

Eu nunca tinha usado manjericão, nem sabia para que servia a erva. Então fiz uma pesquisa e descobri que o manjericão é muito utilizado em molhos, especialmente o molho vermelho de macarrão. É o ingrediente chave do famoso molho pesto, e combina bem com tomate, abobrinha, berinjela, frango e omelete.

O nome da erva tem origem grega e quer dizer "emplasto real", por ter muitos nutrientes era considerada uma planta milagrosa.

Na medicina popular seu uso é eficaz para manutenção dos ossos, coagulação e pressão sanguínea, trata distúrbios do sono e age como antioxidante, na batalha contra o envelhecimento.*Segundo os gregos, o manjericão tem ação antisséptica, desintoxicante e ajuda o organismo a se restabelecer de todo tipo de infecção. Não deve ser utilizado por gestantes.

O manjericão repele insetos. Esta planta nunca me deu trabalho. Enquanto eu combatia lagartas, formigas, lesmas e outros invasores na horta, meu pé de manjericão sempre se manteve imune a ataques. 


Cultivo do Manjericão:

A planta pode ser cultivada no chão, em solo argiloso, mas não tolera terra encharcada. Então se quiser cultivá-lo no chão escolha um local longe de torneiras ou outras fontes de água, e regue-o normalmente, uma vez ao dia. 

Para começar o cultivo você pode comprar uma muda saudável, em floricultura ou supermercado. Retire a muda do saquinho ou vaso em que veio plantada e coloque-a em seu lugar definitivo, vaso ou chão, em que pegue bastante luminosidade. Dois meses depois, a planta estará forte e grande o suficiente para te dar muitas outras mudas. 
Vasos de manjericão na cozinha

Para fazer mudas de uma planta adulta utilizo a técnica de estaquia em água para enraizamento.
Bata cortar galhos de 5 a 8 cm, desfolhar 1/3 de seu caule, e deixar descansando em um pote com água por 7 dias ou até que se verifique a formação de várias raízes. Após o enraizamento, plante em seu local definitivo.

Em sua fase adulta, o manjericão flore e produz sementes. Quando acaba a floração as sementes caem no solo de onde germinarão muitas outras mudas, que você pode deixar crescer livremente ou transplantar para outro ambiente.

Eu costumo fazer várias mudas e distribuir vasos de manjericão pela cozinha. A planta deixa um cheirinho muito agradável no ambiente, principalmente após as regas. Como tem poder repelente, é ótimo deixar um vaso grande na cozinha, para evitar visitas de moscas e formigas.

Receita de Chá de Manjericão para Insônia

Ingredientes:

6 folhas de manjericão
1/4 de litro de água fervente

Preparo:

Coloque a água fervente sobre as folhas de manjericão e deixe em infusão por 5 minutos. Coe e beba a noite após a refeição.

*Todo medicamento fitoterápico (chá, infusão, cataplasma...) só deve ser utilizado através de orientação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário