segunda-feira, 23 de maio de 2016

Limão Rosa

Uma das coisas que mais me dá prazer na horta é a façanha de produzir mudas através das sementes dos frutos que consumo. Sempre que saboreio uma fruta especial, orgânica, suculenta, separo as sementes para produzir novas plantas. Desta forma minha horta, apesar de compacta, tem jabuticabeiras, mamoeiros, abacateiros, laranjeiras e por aí vai.

Já ensinei como cultivar limões anteriormente, este post é para falar um pouquinho sobre o limão rosa, que também é conhecido como limão caipira. Das espécies de limões nacionais, este é meu preferido. Ótimo para usar nas saladas e excelente para limonadas. Seus gomos são carnudos e cheios de suco. Sua cor é alegre e o cheiro delicioso. Os poderes curativos do limão são comprovados, mostrando-se eficiente no tratamento da artrite, reumatismo, ácido úrico e até mesmo do envelhecimento.

Com tantos benefícios, vale a pena ter um bom limoeiro na horta. E a melhor parte é que com apenas um fruto você poderá produzir várias mudinhas. A germinação da semente de limão, ponkan e laranja é um pouco demorada, então acelero o processo deixando as sementes de molho na água até começarem a brotar.Depois acomodo-as em sementeiras, e depois que produzem  3 ou 4 folhas, transfiro da sementeira para seu vaso definitivo. 

Estas últimas mudas optei pelo vaso auto irrigável de PET. Super funcional, este tipo de vaso deixa a terra úmida na medida certa, evitando o desperdício de água. Ótima opção para pessoas que passam pouco tempo em casa, ou que costumam esquecer de molhar as plantas. 

Rotação de Culturas

Olá pessoal, estive ausente por uns dias mas já estou na ativa. No blogue, na verdade, pois na horta o trabalho nunca para. Nos últimos dias, reorganizei a hortinha, fazendo uma rotação de culturas. Este processo é indispensável para manter a saúde das plantas e aumentar a produtividade, já que o plantio sucessivo da mesma cultura, ou de plantas da mesma família, facilita o aparecimento de doenças e pragas e empobrece o solo.

Mas, como fazer esta rotação? Uma sequência bastante funcional é plantar primeiros folhas, depois raízes, depois flores, e por fim frutos. Transformando em hortaliças ficaria assim: Alface, cenoura, capuchinha e tomates. Mas não precisa seguir a ordem como regra.

Quando for fazer a rotação de culturas, limpe bem o solo, se livrando de ervas daninhas e pedras. Depois, afofe bem a terra, se necessário adube com orgânicos, regue e só então faça o plantio de sua nova safra.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Vasos Biodegradáveis Caseiros

Uma das principais causas de perda de mudas durante o transplante é o trauma de raízes. Ocorre quando se tira a muda da sementeira para o local definitivo de plantio, e neste processo as raízes são machucadas, ou dobradas ou até mesmo totalmente perdidas. Um outro fator é quando a muda sai do ambiente em que está acostumada (da sementeira) para um solo diferente, e fica debilitada neste processo de transição.

A solução é simples, ecológica e reciclável. Use vasos biodegradáveis. 

Vasos biodegradáveis são aqueles cuja composição física se decompõe quando em contato com o solo, sendo ideais para o plantio de mudas, pois podem ir diretamente para o solo, sem o risco de danificar as novas raízes durante e após a realocação.

Existem vários tipos de vasos biodegradáveis, inclusive para comprar em lojas agropecuárias, mas hoje vou ensinar dois tipos que uso e que qualquer pessoa tem em casa: de casca de ovos e de rolo de papel higiênico. 

Para os vasos de casca de ovos: 
  • Quebre a parte superior do ovo e retire todo o seu conteúdo.
  • Lave bem o interior do ovo, retirando a película protetora que envolve a casca.
  • Preencha as cascas com substrato, plante as sementes que desejar (o ideal é 2 sementes por casca)
  • Acomode os vasinhos de casca de ovo em um ambiente propício para germinação (com boa incidência de luz solar).
Para os vasos de rolo de papel higiênico:
  • Guarde a parte interna do papel higiênico, aquela feita de papelão.
  • Quando tiver uma boa reserva, recorte jornais e introduza no interior do rolo para fazer o "fundo" do vaso (tem que ser de jornal mesmo, porque se decompõe mais rapidamente).
  • Preencha os rolos com substrato e plante as sementes que desejar.
  • Acomode em ambiente propício para germinação.
Os dois modelos de vasos sementeiras são bastante frágeis. Deixe em local onde não tenha acesso de curiosos e regue diariamente com borrifador. Quando as sementes germinarem e estiverem com 4 folhinhas, pode transplantar o vasinho no solo, em local definitivo. Faça um buraco na terra, do mesmo diâmetro do vaso, e acomode o vasinho lá. No caso do vaso de casca de ovo, costumo quebrar com gentileza a parte debaixo para facilitar a libertação das raízes. 

Um outro ponto positivo dos vasos degradáveis é que eles oferecem nutrientes ao solo durante o processo de decomposição.

*Fonte das imagens dos vasos de casca de ovos: http://www.hortazen.com.br/

terça-feira, 3 de maio de 2016

Substrato Caseiro Para Babosa e Outras Suculentas

Em tópicos anteriores falei sobre os benefícios da babosa. Hoje vou ensinar a vocês uma receita caseira de substrato próprio para plantas suculentas, como a babosa. Apesar de ser uma planta perene, que se desenvolve super bem sem qualquer cuidado, quando recebe algum carinho, como um solo adequado para sua espécie, ela cresce mais vistosa. 

Foto: www.gardenista.com
Plantas que armazenam água, não precisam de muitas regas, e prefere solos bem drenados e arenosos. Desta forma, o substrato ideal para elas deve conter os seguintes ingredientes: Terra, areia, perlite*. E o preparo dá-se assim:

  • Escolha o vaso em que você plantará a babosa. 
  • Separe 3 partes de terra comum.
  • 2 partes de areia de construção.
  • 1 parte de perlite.
  • Junte tudo em uma bacia, misture bem e está pronto. 

Basta colocar o substrato no vaso e plantar a babosa. Faça um teste, plante uma muda em solo normal e outra no substrato especial. Verá a diferença. A planta com substrato terá uma aparência mais saudável e lhe renderá uma colheita mais farta.

*Perlite é um tipo de corretor de solos, que você pode encontrar em casas agropecuárias.

Plante Alho

Algumas hortaliças, quando expostas a umidade da geladeira, acabam brotando por lá mesmo. Acontece muito com cebolas, nabos, cenouras, rabanetes, gengibre... e também com o alho. Caso queira, você pode aproveitar o broto e plantá-lo na terra. Veja isto como um bônus.

Mas caso você não tenha nenhum alho germinando na geladeira, você pode conseguir este processo de uma outra maneira, veja só:
  • Pegue uma cabeça de alho comum e separe os bulbos.
  • Coloque um pouquinho de água em um prato e sobre esta água deposite os bulbos de alho.
  • Deixe o prato com os alhos umedecidos na soleira de uma janela.
  • Troque a água todos os dias.
  • Em 10 dias surgirão brotos e raízes, então você poderá preparar um belo canteiro de alhos.
  • Caso queira tê-los a mão, plante em um vaso e deixe na cozinha mesmo, próximo a uma fonte de luz.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Adubo Orgânico de Casca de Banana

Você sabia que a casca da banana é rica em fósforo e potássio? Mais uma forma de se conseguir um adubo natural, seguro, barato e de fácil aplicação.

Imagem Flávio Cunha
Pode-se fazer o adubo de duas formas: seco ou líquido.

O seco é o cúmulo da simplicidade. Basta deixar a casca da banana secar naturalmente e depois cortá-la em pedaços bem pequenos e misturar a terra dos canteiros e vasos.

A receita líquida se faz da seguinte forma: Junte 6 cascas de banana. Leve-as as forno por alguns minutos para secar (ou deixe secar naturalmente, mas demora alguns dias). Depois de seca, triture no liquidificador com 1 litro de água e use para molhar o solo das plantas.

Fácil, reciclável, sustentável. Use de 20 em 20 dias. Não jogue a casca de banana ao natural no solo da horta, pois pode atrair moscas e outros visitantes indesejados.