* |
Se você está decidido a ter uma horta em sua casa, perceberá que existem alguns materiais que deverá ter sempre a mão para o bom desenvolvimento de suas plantas.
Criei uma lista bem básica, do que é necessário, indispensável, porém suficiente para você manter suas plantinhas bonitas e viçosas.
A regra base é: Não amonte quinquilharias. Compre somente o que realmente irá utilizar. Por mais bonito e convidativo que seja aquele alicate ou rastelo, não compre se não for essencial.
Hortas urbanas geralmente são pequenas, projetadas de modo a adequar-se a espaços que sobram na construção (pequenos cantos ou pedaços do terreno).
Para dar início ao seu projeto Horta Urbana, você precisará de:
- Uma torneira próxima a horta com mangueira de jardim.
- Um regador grande.
- Sementeira.
- Vasilhames furados (baldes, vasos, bacias, floreiras...)
- Um rastelo médio (eu prefiro os de plástico)
- Alicate de poda.
- Tesoura de poda.
- Rastelinho de horta.
- Pá pequena de horta.
- Pá média de horta.
- Estacas de bambu (servirão como apoio para tomateiros, boldo ou outras plantas que precisem de suporte para não envergar).
- Barbante.
- Terra adubada ou substrato.
- Pedras (para forrar o fundo dos vasilhames, garantindo maior drenagem da água).
- Repelentes de pragas.
- Adubos orgânicos.
Com estes materiais em mãos já é possível arregaçar as mangas e começar o trabalho.
O ideal é que você reserve um espaço na despensa onde possa organizar suas ferramentas. Terra, adubo e pedras ocupam bastante espaço, por isso é recomendável comprar a quantidade que precisa e armazenar somente as sobras. A terra, principalmente, se não for muito bem armazenada, pode juntar fungos, vermes ou corós.
Hortas maiores carecem de mais ferramentas, como carrinho de mão, enxadas, pás grandes, etc. Mas para uma pequena e funcional horta urbana a lista acima é suficiente.
*Fonte da foto: Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário